quarta-feira, 5 de junho de 2013

Contatos com a leitura e a escrita

Agatha Bando Gomes

Meu primeiro contato com a leitura foi numa livraria em São Paulo. Eu estava na faixa dos 3 ou 4 anos e vi alguns livros com as capas "fofinhas". Eram contos de fadas e meu escolhido foi Branca de Neve e os Sete Anões (livro que tenho na estante até hoje). Eu não sabia ler, mas pedia a todos que lessem a história para mim mais de uma vez por dia, até que decorei a história, cada fala. Minha tia, que também é professora, mudava a ordem das palavras, para saber se eu estava prestando atenção e eu sempre a corrigia.

Depois de ver diversos depoimentos, lembrei de quando li “O dinossauro que fazia au-au”, do Pedro Bandeira, quando estava na quarta série. Na época, foi meio que uma obrigação, porque criança nenhuma gosta de fazer resumos, mas depois da experiência de preguiça, eu li este livro mais umas 4 vezes, sempre me divertindo, como se fosse a primeira leitura!

Quanto à escrita, também sempre tive muito contato, porque sempre adorei ver as pessoas usando canetas e eu pegava uma também e me imaginava escrevendo. O primeiro contato com as letras e quando aprendi a fazê-las corretamente foi na pré escola. Até pouco tempo atrás eu tinha alguns trabalhos ainda. E precisei colocar em frente ao espelho para saber o que estava escrito, porque eu fazia as letrinhas ao contrário. De lá para cá, nunca parei de escrever. Não sou muito fã de números, mas de palavras, sou sim.

Hoje em dia, ainda sou uma leitora de fantasia e não abandonei as leituras de criança nem no momento do trabalho de conclusão de curso, pois analisei o conto Barba Azul. Gosto muito de toda e qualquer história que me leve para outros lugares, deve ser por isso que eu não deixei de ler ficção. Quanto mais distante for o mundo paralelo, melhor. Histórias em quadrinhos, tanto da Turma da Mônica, como do Tio Patinhas fizeram parte do meu aprendizado, mas precisaram dividir minha atenção com os quadrinhos japoneses e alguns super-heróis.


Ainda que eu também goste da escrita, sou muito preguiçosa. Tenho um blog no qual escrevo coisas legais e besteiras que as pessoas não deveriam ler, mas raramente o atualizo.

Um comentário:

  1. Muito legal sua experiência , mande o link de seu blog para que eu possa visitá-lo....
    Abraços!!!

    ResponderExcluir