sábado, 22 de junho de 2013

Sequência Didática Vivenciada no Encontro Presencial

texto PAUSA ( Moacyr Sclayr).
A sequência foi montada para o 8º ano/ 7ª série
Objetivo: Desenvolver uma abordagem do texto utilizando, simultâneamente, as estratégias de predição e de checagem, a partir do conhecimento, do aluno-leitor, de mundo e da língua.
1) Ativação do conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipótese.
A partir do título e do que foi apresentado sobre o autor, faz-se inferências que vão desde o gênero ( pode ser uma poesia, um conto ou uma crônica ?) até o conteúdo do texto ( tempo no jogo de futebol, num filme assistido ou num relacionamento ?)
- Questionamento sobre o vocábulo " PAUSA ", o que o aluno sabe ?
- Se o aluno conhece o autor , se já leu algum texto dele .
- Qual o gênero esperado ?
- O que espera do conteúdo / assunto do texto ?
Faz se a leitura do 1º parágrafo
Leitura do 2º ao 10º parágrafo
- O que quer dizer " TOM AZEDO "?
- Por que ele sai todos os domingos?
- A fala de Samuel é sincera?
Fazendo o uso da leitura fragmentada, a inferência ocorrerá durante todo o texto.
2) Localização de informações; comparação de informações; generalizações.
-Mudança do discurso direto para o indireto.
- Vocabulário desconhecido.
3) Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
- Uso da norma culta.
- Regionalismo.
4) Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura.
FINALIDADE: troca de impressão a respeito do texto lido; registro escrito para melhor compreensão; avaliação crítica do texto.
Após a leitura, dividir a sala em grupos, tendo cada grupo uma atividade:
- encenação;
- reescrita da história;
- criação de outro final.
5) Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
Não há.
6) Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
- A descrição das personagens;
- A relação afetiva entre o casal;
- Educado ou Covarde?
- Fuga ? Do quê ou de quem ?

Fizemos uma dramatização modificando o final da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário