quarta-feira, 26 de junho de 2013

PLANO DE AULA-Prof.Alzira CEleste Zovico
Os elementos da narrativa nos contos maravilhosos
       Público alvo: 6º ano;
       Tempo previsto: 18 a 20 aulas
       Expectativas: Criar condições para que os alunos conheçam os elementos da narrativa que compõem os contos maravilhosos;
       Conteúdo: Elementos da narrativa: tipos de personagens, foco narrativo, enredo, tempo, espaço, desfecho.
       Metodologia: leituras de textos do gênero contos maravilhosos com temas diversificados e assistir filme para discutir os elementos da narrativa inseridos nos diferentes gêneros.
       Recursos: livros, vídeo, aparelho de som, textos avulsos, cartolina, giz, lápis de cor.
       Avaliação: Contínua e processual, desenvolvimento global considerando a participação e evolução do aluno.
4- O professor complementa a atividade com questões  de aprofundamento do texto, inferência.
Sequência didática: Os elementos da narrativa nos contos maravilhosos
Levantamentos de conhecimentos prévios (sondagem):
Gênero conto
1-O professor questiona os alunos sobre o que conhecem sobre o gênero.
2- É realizada a leitura do texto “A menina que vendia fósforos”.
3- O professor abre uma discussão sobre o tema apresentado.
O conto maravilhoso no recurso de mídia
1- Os alunos assistirão ao filme que traga como tema o conto maravilhoso (O segredo dos guardiões).
a) Os alunos discutirão o filme, posteriormente haverá uma nova discussão sobre o que é conto maravilhoso.
Estudo dos elementos da narrativa
1-  Análise das personagens:
a)      Características físicas;
b)      Características psicológicas;
c)       Construção de personagem: os alunos são estimulados a colocarem-se no papel das personagens.
Estudo do foco narrativo
1- O professor apresenta a identificação dos tipos de narradores: narrador observador (3ª pessoa) e narrador personagem (1ª pessoa).
a)      Os alunos precisam reescrever o texto trocando o foco narrativo.
Estudo tempo e espaço
1-Os alunos são estimulados a reler o texto buscando em que tempo ocorre a história:
a)      Tempo cronológico;
b)      Tempo psicológico.
2- Os alunos  são estimulados a reler o texto buscando os espaços em que a história se desenvolve.
Enredo e desfecho
1- Os Alunos são estimulados a retornar ao texto para buscar o enredo do texto (sequência dos fatos).
a)      Os alunos deverão discutir se o enredo poderia encaixar nos tempos atuais.
b)      Os alunos serão estimulados a reescrever o texto modificando o final, criando um novo desfecho para a história.
c)       Os alunos deverão ler as produções ou dramatizá-las.
Avaliação
O plano será avaliado pelos alunos para que os mesmos indiquem o que foi possível aprender com a sequência, os alunos realizarão também a auto avaliação e, a partir do estudo e análise da avaliação de professor e alunos as atividades poderão ser adaptadas utilizando novos textos


Nenhum comentário:

Postar um comentário