PLANO DE AULA-Prof.Alzira CEleste Zovico
Os elementos da narrativa nos contos maravilhosos
• Público
alvo: 6º ano;
• Tempo
previsto: 18 a 20 aulas
• Expectativas:
Criar condições para que os alunos conheçam os elementos da narrativa que
compõem os contos maravilhosos;
• Conteúdo:
Elementos da narrativa: tipos de personagens, foco narrativo, enredo, tempo,
espaço, desfecho.
• Metodologia:
leituras de textos do gênero contos maravilhosos com temas diversificados e
assistir filme para discutir os elementos da narrativa inseridos nos diferentes
gêneros.
• Recursos:
livros, vídeo, aparelho de som, textos avulsos, cartolina, giz, lápis de cor.
• Avaliação:
Contínua e processual, desenvolvimento global considerando a participação e
evolução do aluno.
4- O professor complementa a atividade com questões de aprofundamento do texto, inferência.
Sequência didática: Os elementos da narrativa nos contos
maravilhosos
Levantamentos de conhecimentos prévios (sondagem):
Gênero conto
1-O professor questiona os alunos sobre o que conhecem sobre
o gênero.
2- É realizada a leitura do texto “A menina que vendia
fósforos”.
3- O professor abre uma discussão sobre o tema apresentado.
O conto maravilhoso no recurso de mídia
1- Os alunos assistirão ao filme que traga como tema o conto
maravilhoso (O segredo dos guardiões).
a) Os alunos discutirão o filme, posteriormente haverá uma
nova discussão sobre o que é conto maravilhoso.
Estudo dos elementos da narrativa
1- Análise das
personagens:
a) Características
físicas;
b) Características
psicológicas;
c) Construção
de personagem: os alunos são estimulados a colocarem-se no papel das
personagens.
Estudo do foco narrativo
1- O professor apresenta a identificação dos tipos de
narradores: narrador observador (3ª pessoa) e narrador personagem (1ª pessoa).
a) Os
alunos precisam reescrever o texto trocando o foco narrativo.
Estudo tempo e espaço
1-Os alunos são estimulados a reler o texto buscando em que
tempo ocorre a história:
a) Tempo
cronológico;
b) Tempo
psicológico.
2- Os alunos são estimulados
a reler o texto buscando os espaços em que a história se desenvolve.
Enredo e desfecho
1- Os Alunos são estimulados a retornar ao texto para buscar
o enredo do texto (sequência dos fatos).
a) Os
alunos deverão discutir se o enredo poderia encaixar nos tempos atuais.
b) Os
alunos serão estimulados a reescrever o texto modificando o final, criando um
novo desfecho para a história.
c) Os
alunos deverão ler as produções ou dramatizá-las.
Avaliação
O plano será avaliado pelos alunos para que os mesmos
indiquem o que foi possível aprender com a sequência, os alunos realizarão
também a auto avaliação e, a partir do estudo e análise da avaliação de
professor e alunos as atividades poderão ser adaptadas utilizando novos textos
Nenhum comentário:
Postar um comentário