PLANO DE AULA

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos;
•Desenvolver uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade apresentada.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento sobre quais as tirinhas de jornais e de histórias em quadrinhos que os alunos conhecem.
Estratégias e recursos da aula
Professor(a) deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em quadrinhos.
Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos

Ao final da apresentação da história em quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber as diferenças entre ambas. A princípio os alunos acreditam serem iguais, mas depois com a ajuda do(a) professoro(a) eles passam a perceber : relação ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam. Depois da analise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir um relato autobiográfico, com o acontecimento da tirinha.  Para elaboração do texto é necessário já haver começado o tema relato de experiência.









SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA NO TEXTO " AVESTRUZ " DE MÁRIO PRATA





1) Levantamento de hipóteses sobre o título.

2) Pedir para os alunos escreverem um pequeno texto descrevendo como eles imaginam que seja um avestruz.

- Levantamento prévio das respostas dos alunos onde o professor provoca uma reação nos alunos de imaginarem como seria a vida deles tendo um avestruz dentro de casa. 

3) Leitura do texto feita  pelo professor.

- Intervenção do professor ( comparação com a descrição feita pelos alunos antes da leitura);

- Identificar as marcas de ironias presentes no texto: " Se é que podemos chamar isso de ave, foi um erro da natureza...", " ... Deus devia estar muito cansado e cometeu um erro!", "... não sabia se era uma ave ou um camelo.", "Uma Avestruz com TPM é perigosíssima."(antropormofização)

4) Checagem das hipóteses levantadas pelos alunos na questão 1 e 2.( Nesse momento os alunos irão rever o texto que eles produziram no início da sequência e observar se suas impressões sobre o avestruz se confirmaram. Ou seja, fazer uma comparação das suas impressões, antes e depois da leitura do texto.)

5) Levantamento de conhecimento prévio;

6) Discussão sobre o gênero.

- O foco narrativo em 1ª pessoa ( marcas verbais);

- O tempo não especificado, mas é provável que tenha se passado em pouco dias ;

- O espaço : " Floripa "( narrador), Higienópolis ( família do garoto),  e, local de venda do filhote de avestruz.

- personagens : narrador, garoto, amiga do narrador ( mãe do garoto).

7) Discussão sobre TPM.

8) Entendimento global do texto.

9) Utilização de pista linguística para entendimento do texto.

- Fazer uma sondagem em dúvidas de palavras às quais os alunos não compreendam;

- Observar os vocábulos próprios de lugar e os advindos de outras línguas.

10) Sugestão de intertextualidade:
Filme " Os Pinguins do Papai" (2011)

11) Reescrita e dramatização do texto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário