Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
•
Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos;
•Desenvolver
uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade apresentada.
Duração das atividades
Duas aulas de 50
minutos cada
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Faça
um levantamento sobre quais as tirinhas de jornais e de histórias em quadrinhos
que os alunos conhecem.
Estratégias e recursos
da aula
Professor(a)
deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as
histórias em quadrinhos.
Apresentar aos alunos
uma história em quadrinhos
Ao
final da apresentação da história em quadrinhos e das tirinhas de jornais,
perguntar se eles conseguem perceber as diferenças entre ambas. A princípio os
alunos acreditam serem iguais, mas depois com a ajuda do(a) professoro(a) eles
passam a perceber : relação ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a
história em quadrinhos é mais longa. Perguntar sobre qual tema é abordado,
normalmente eles relatam. Depois da analise por parte de todos os alunos,
convide-os para produzir um relato autobiográfico, com o acontecimento da
tirinha. Para elaboração do texto é necessário já haver começado o
tema relato de experiência.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA NO TEXTO " AVESTRUZ " DE MÁRIO PRATA
1) Levantamento de hipóteses sobre o título.
2) Pedir para os alunos escreverem um pequeno texto descrevendo como eles imaginam que seja um avestruz.
- Levantamento prévio das respostas dos alunos onde o professor provoca uma reação nos alunos de imaginarem como seria a vida deles tendo um avestruz dentro de casa.
3) Leitura do texto feita pelo professor.
- Intervenção do professor ( comparação com a descrição feita pelos alunos antes da leitura);
- Identificar as marcas de ironias presentes no texto: " Se é que podemos chamar isso de ave, foi um erro da natureza...", " ... Deus devia estar muito cansado e cometeu um erro!", "... não sabia se era uma ave ou um camelo.", "Uma Avestruz com TPM é perigosíssima."(antropormofização)
4) Checagem das hipóteses levantadas pelos alunos na questão 1 e 2.( Nesse momento os alunos irão rever o texto que eles produziram no início da sequência e observar se suas impressões sobre o avestruz se confirmaram. Ou seja, fazer uma comparação das suas impressões, antes e depois da leitura do texto.)
5) Levantamento de conhecimento prévio;
6) Discussão sobre o gênero.
- O foco narrativo em 1ª pessoa ( marcas verbais);
- O tempo não especificado, mas é provável que tenha se passado em pouco dias ;
- O espaço : " Floripa "( narrador), Higienópolis ( família do garoto), e, local de venda do filhote de avestruz.
- personagens : narrador, garoto, amiga do narrador ( mãe do garoto).
7) Discussão sobre TPM.
8) Entendimento global do texto.
9) Utilização de pista linguística para entendimento do texto.
- Fazer uma sondagem em dúvidas de palavras às quais os alunos não compreendam;
- Observar os vocábulos próprios de lugar e os advindos de outras línguas.
10) Sugestão de intertextualidade:
Filme " Os Pinguins do Papai" (2011)
11) Reescrita e dramatização do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário